Capítulo 2 – As Famílias da Bíblia

O Sermão do Monte (Mt 5-7) dá ensinos para o relacionamento:

Todo casal tem nas bem-aventuranças um alvo para vitória entre si em primeiro lugar e diante dos demais membros da sociedade. O sermão do monte mostra como o relacionamento poderá ser ao ponto de não permitirem que o mundo dite suas regras destruidoras, mas que o Espírito Santo guie-os no caminho da vitória, não sem luta, renúncia e altruísmo. Assim o casal irá saber se portar no centro da vontade de Deus evitando cair na armadilha do divórcio:

a- Ser o sal da terra e a luz do mundo.

Cada membro é conclamado a viver como justificado e em tal justiça que seja além do que os literalistas fazem apenas por cumprimento da lei. As famílias estão sujeitas às mesmas intempéries e podem produzir o bem no decorrer do tempo.

Entendendo a genealogia de Cristo: visão de que Deus usou, desde o início, famílias (πατριά ) para levar Seu plano salvífico em frente:

Πατριά è Representada por Abraão
πατριά è Representada por Sete
πατριά è Representada por Adão
πατριά è Representada por Davi
πατριά è Representada por Jacó

Famílias religiosas também praticam pecados e virtudes:

Pecados: Ex.: Assassinato =>Mentira => Roubo => Adultério.
Virtudes: Ex.: Transmissão de boas notícias => Altruísmo =>Perdão => Obediência.

Mostra ainda que todas as famílias estão sujeitas às mesmas aflições e problemas da vida, principalmente: Morte – Separação – Divórcio

Por exemplo, vemos no N.T várias famílias citadas, são normais:

José e Maria: desconfianças de José, este se separa da família? Ou morre, mais tarde? Pedro, esposa e sogra (pelo menos enfermidade). Lázaro e irmãs. Timóteo, avó e mãe. Carcereiro de Filipos. Filipe, o Evangelista. O “pecador” da Ig. de Corinto. Áquila e Priscila. Cornélio.

O sermão do monte, colaborado por outros textos, ainda ensina buscar a pureza no leito sem mácula; não usar a vingança; amar a Deus e ao próximo; ser generoso para com os necessitados; buscar a Deus em oração; buscar o tesouro celestial; não viver ansiosos por causa das coisas materiais; a dádiva do perdão tem número ilimitado, isto é setenta vezes sete (Mt 18:22).

Nenhum comentário: